VINHO

É nos 6ha de vinha é onde toda a magia começa, terminando na elaboração apaixonada dos vinhos aqui descritos, que começam a ser reconhecidos nacionalmente. Uma adega moderna mas respeitando os métodos tradicionais, permite elaborar os vinhos que caracterizam todo o potencial da região DOC Trás-Os-Montes.

A sua internacionalização é já uma realidade em países como a Alemanha, Angola, Moçambique e Brasil.


A colheita é manual e seletiva, com a realização de monda quando necessário. As uvas são transportadas em caixas de 20Kg chegando à adega sempre em menos de 1 hora, onde são desengaçadas e esmagadas imediatamente.
A plantação de novas vinhas permite-nos obter as uvas necessárias para obter vinhos mais complexos e ao mesmo tempo dar resposta às necessidades dos consumidores.
Fazemos a poda de ramos jovens e folhas desnecessárias para facilitar o amadurecimento dos cachos, acompanhada da monda de cachos (utilizada em videiras muito produtivas, em que consiste na eliminação de alguns bagos de modo a permitir que os que ficam cresçam com qualidade).



Vinho Tinto (premiado com medalha de bronze 2011)

Castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Amarela e Touriga Franca
Vinificação: A fermentação ocorre com controlo de temperatura com remontagens programadas em função do estado de maturação das uvas. Estagia algumas semanas em barricas de Carvalho, sem se descaracterizar o vinho. É engarrafado sem colagem ou filtração de modo a que possa evoluir e estabilizar na garrafa, sujeito a criar um ligeiro depósito ao longo dos anos.
NOTAS DE PROVA: Aspeto límpido, cor rubi, com reflexos violáceos, com notas frutadas e evidentes notas vegetais, que sobressaem no conjunto, boa estrutura, sabor equilibrado, encorpado e persistente. Apresenta-se redondo e com taninos equilibrados com capacidade para evoluir na garrafa.
COMO SERVIR: Ideal para acompanhar pratos de carnes vermelhas, bem como todo o tipo de enchidos, poderá igualmente acompanhar pratos de peixes gordos e queijos fortes. Deve ser servido a uma temperatura entre os 16 e os 18ºC, abrir a garrafa cerca de uma hora antes, se necessário passar para um decanter de forma a arejar um pouco o vinho para enaltecer as suas características organoléticas.



Vinho Rosé

Castas: Tinta Roriz
Vinificação: O mosto é sangrado do lagar com controlo de oxidação sendo sujeito a uma fermentação lenta a uma temperatura fria. Esta técnica permite a preservação dos aromas típicos das castas.
NOTAS DE PROVA: De cor rosada, apresenta um aroma frutado a frutos vermelhos e citrinos. Na boca revela-se fresco e frutado, equilibrado e suave.
COMO SERVIR: Ideal para acompanhar saladas, pratos de peixe e mariscos, ou simplesmente como aperitivo. Deve ser servido fresco, a uma temperatura de 8-10ºC.



Vinho Branco

Castas: Códega do Larinho e Viosinho
Vinificação: Após o desengace, as uvas são esmagadas suavemente, o mosto resultante é separado das películas na prensa pneumáticas e sujeito a uma decantação estática durante 24 horas, devidamente protegido da oxidação, até atingir o grau de limpidez desejado. Segue-se a fermentação em  cuba de inox sob uma temperatura controlada de aproximadamente 16º C.
NOTAS DE PROVA: Aspeto límpido, apresentando uma cor citrina. De aroma fino, apresenta notas a frutos tropicais, revelando grande volume, frescura e acidez correta com um final de boca agradável.
COMO SERVIR: Ideal para acompanhar saladas, pratos de peixe gordo e mariscos, ou simplesmente como aperitivo. Deve ser servido fresco, a uma temperatura de 8-10ºC.